Caracterização

A Gafanha da Boa Hora é uma freguesia portuguesa do concelho de Vagos, com 37,10 km² de área e 2 277 habitantes (2001). Densidade: 61,4 hab/km².
É uma localidade banhada pelo oceano Atlântico, com areias finas, com uma beleza impar. Está situada entre o verde da mata e o azul da ria e do mar.  
As casas mais antigas são as casas gandaresas que eram dos agricultores, com um grande portão para o gado entrar com as carroças. 
 
Antigamente, a Gafanha da Boa Hora era toda coberta pelo mar e a praia era em Vagos. O mar foi recuando e deixou um grande areal a descoberto, tendo posteriormente alguns homens descoberto esta àrea e aqui começaram a viver, da terra ou do mar. Eram apenas agricultores ou pescadores. 
A nossa freguesia é a maior do concelho de Vagos, tem 9 km de comprimento, com praias aproximadamente de 7km que, em conjunto com o sol do Verão, delícia os veraneantes, praias de areia branca e limpa, que têm alcançado regularmente a Bandeira Azul. 
 
Apróximadamente a 2Km da praia encontra-se o Parque de Merendas, inserido na mata Nacional (Floresta Dunas de Vagos) e fazendo fronteira com o Parque de Campismo. 
 
A freguesia é atravessada por um Braço da Ria de Aveiro (Canal de Mira), abundante em fauna e flora e que atraí muitos pescadores desportivos. 
É composta pelos lugares de Gafanha da Boa-Hora, Gafanha do Areão, Gafanha da Vagueira e Praia da Vagueira, e confronta com as Freguesias de Praia de Mira (Concelho de Mira), Gafanha do Carmo (Concelho de Ilhavo), Vagos, Santo António de Vagos, Santo André de Vagos e Calvão (Concelho de Vagos).