Equipamentos / Infraestruturas

As infra-estruturas da Freguesia vão no sentido de dar respostas aos problemas de melhoria de condições de vida da população no que respeita à higiene e salubridade, manutenção de estradas e caminhos, conservação de escolas, cemitério e recintos públicos, e o trabalho autárquico prossegue na Freguesia de Gafanha da Boa Hora, com o sentido de empenhamento e de inovação que se exige, como vem sendo nossa prática estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, melhorando os serviços e infra-estruturas da freguesia.
Nesta Freguesia existe um cemitério, cobrindo as necessidades das pessoas da terra. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, sendo que no campo do saneamento essa cobertura vai a 25%, servindo apenas o Lugar da Praia da Vagueira. Relativamente á correspondência, um posto dos CTT tem lugar aqui na Freguesia, funcionado de Segunda a Sexta-feira e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da Freguesia. Um posto de combustível também aqui se encontra para quem deste serviço necessitar
A Freguesia de Gafanha da Boa Hora está dotada de uma agência bancária, existindo também um posto de multibanco. A recolha do lixo é efectuada pela Câmara Municipal de Vagos, percorrendo todos os lugares da Freguesia, existindo também nos vários lugares da Freguesia ecopontos para a promoção da reciclagem.
As crianças podem ainda, usufruir de um parque infantil, na Praia da Vagueira onde é possível passar momentos de lazer.
Ao nível dos transportes, a Joalto serve diariamente a Freguesia, estando também disponível duas praça de táxis na Gafanha da Vagueira e na Praia da Vagueira.  A Freguesia da Gafanha da Boa Hora é privilegiada pelo facto de ter um Parque de campismo com as melhores acessibilidades, com Lojas, Mercado, Café, Disco, enfim, tudo o que necessário para receber quem nos visita.
Aproximadamente a 2Km da praia da Vagueira, encontra-se um Parque de Merendas, inserido na mata Nacional (Floresta Dunas de Vagos) e fazendo fronteira com o Parque de Campismo, estando também um parque de merendas ao dispor da população no lugar sede de Freguesia, Gafanha da Boa Hora.
 
Um gimnodesportivo na Casa do Povo permite a prática de várias modalidades, nomeadamente o Futsal, o Kickboxing, servindo também para a promoção de eventos da terra. Três polidesportivos nos lugares de Gafanha da Boa Hora, Parque de Campismo e Vagueira proporcionam a prática desportiva nos mais diversos tipos de desporto, nomeadamente futebol de salão, basquete, andebol, etc. Um campo de futebol de onze na praia da Vagueira permite a prática do desporto rei, sendo uma mais-valia para quem de futebol seja adepto. Uma palavra especial para a Allways young - Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Gafanha da Boa Hora, sendo uma entidade empenhada em dinamizar o desporto na terra, quer nos mais jovens quer nos mais crescidos. 
Terra culturalmente rica com um fervilhante espírito associativa fez surgir aqui várias colectividades, que com muita competência e orgulho, efectuam um excelente trabalho de promoção dos valores e talentos da sua terra natal. Actualmente, partilham essa responsabilidade, a Associação Motard "Chaços", Associação de Motas Antigas, Allways young - Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Gafanha da Boa Hora, a Casa do Povo e também a Gaticão–Associação dos Amigos dos Animais Abandonados, situado na Gafanha da Vagueira e que conta actualmente com cerca de 300 sócios.
Animação Cultural Praia da Vagueira 
Todos os anos, a Praia da Vagueira enche-se de cor, sons e animação para receber os que a visitam. Durante os meses de Junho, Julho e Agosto a animação da Praia da Vagueira é contagiante. Desde ateliês lúdicos, mostra de artes e ofícios, biblioteca na praia, recriação da arte xávega, a Milha Urbana, entre outros.
 
A acção social é um direito inegável do cidadão. Este deve ser alvo de um acompanhamento eficaz, de forma a viver de forma digna e segura. Consciente dessa responsabilidade, a Junta de Freguesia de Gafanha da Boa Hora sempre amparou os seus habitantes. Essa tarefa está a cargo da Associação Boa Hora–IPSS ( Centro Comunitário ), com valências de Centro de Dia, Cresce, Atl, apoio domiciliário e comunitário, do Gabinete de Apoio Social da Junta de Freguesia, do Gabinete da Segurança Social e também do Grupo Cáritas da Gafanha da Boa Hora.
No que respeita á saúde, uma extensão de saúde tem aqui lugar, a extensão de saúde de Gafanha da Boa Hora, prestando os cuidados básicos e primários á população, sendo que em casos de maior gravidade, os habitantes deslocam-se ao Hospital Distrital de Aveiro. De realçar que se encontra uma farmácia disponível nesta Freguesia, para quem tenha necessidade de usufruir deste serviço. Está também ao dispor da população várias clínicas privadas, nomeadamente de estomatologia, análises e clínica geral, devidamente equipados para o efeito.
A educação é o futuro de qualquer civilização. Nela reside a chave do saber e da cidadania. Assim sendo, desde os primeiros rabiscos até aos mais solidificados conhecimentos, as crianças aprendem em infra-estruturas que são o fruto da preocupação de cultivar a educação.
A Freguesia de Gafanha da Boa Hora está munida de quatro escolas primárias, EB1 de Areão, EB1 da Boa Hora, EB1 de Boa-Hora nº3 e de Boa-Hora nº2. 
Os alunos, para prosseguirem os seus estudos deslocam-se para a sede de Concelho, Vagos, estando também próximas duas Universidades, Coimbra e Aveiro. Está também esta Freguesia equipada com Jardim-de-infância e ATL. É aqui também que tem sede a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, com 15 salas de aulas, entre as quais duas de informática.